sexta-feira, 20 de agosto de 2010

SELO - Alusivo ao Combate da Violência Contra Pessoa Idosa

A Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, em parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), realizou no dia 27, às 16h, no auditório do Centro Estadual de Convivência do Idoso (CECI), localizado na rua Wilkens de Matos, bairro Aparecida, zona Oeste de Manaus, a solenidade de lançamento oficial do selo dos Correios, alusivo ao combate da violência contra pessoa idosa. Os selos produzidos pelos Correios são para lembrar datas importantes e acontecimentos históricos, que desta vez, traz ilustrada a bandeira do Brasil, um Ipê amarelo e o símbolo em homenagem ao Dia Mundial de Conscientização Contra a Violência à Pessoa Idosa, celebrado oficialmente em 15 de junho.

CRESCE O NÚMERO DE IDOSOS VOTANTES

Enquanto o eleitorado com idade entre 16 e 18 anos encolheu 6,8% da eleição de 2006, para esta, o segmento dos eleitores com mais de 70 anos, quando o voto também passa a ser voluntário, cresceu quase 23% neste período.Os eleitores idosos nesta faixa etária passaram de 7,6 milhões para 9,3 milhões e representam agora 6,9% dos 135,8 milhões de eleitores do país.
Se os candidatos quiserem levar em conta o total do eleitorado idoso – incluindo os que ainda são obrigados a votar, ou seja, todos aqueles com mais de 60 anos, o crescimento também atinge a casa dos 20% de 2006/2010.
O total de idosos votantes era de 17,3 milhões em 2006 e, no dia 3 de outubro deste ano, chega a casa de 20,7 milhões que estão aptos a irem às urnas, segundo os números divulgados pelo TSE.

EXERÇA A CONSCIÊNCIA CIDADÃ - VOTE NO DIA 03 OUTUBRO PRÓXIMO
NÃO DISPENSE O SEU VOTO

Fonte: Abapbel - Associação dos Bancários Aposentados e Pensionistas de BH e Região- ANO I - N° 14 - 30 de Julho 2010

FIQUE ATENTO

Em agosto os beneficiários do INSS receberão o beneficio reajustado em 1,58%, referente à diferença entre os percentuais de 6,14% , que já foram pagos desde janeiro, e os 7,72% atuais.
Ainda em agosto os beneficiários receberão também o pagamento retroativo de janeiro a junho.
Em setembro os segurados receberão a primeira parcela do 13°salário.

ALIMENTAÇÃO AGORA É UM DIREITO

O Diário Oficial da União publicou nesta sexta-feira (5) a promulgação da emenda constitucional 64, que inclui a alimentação entre os direitos sociais, fixados no artigo 6º da Constituição Federal. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada na quarta e promulgada pelo Congresso Nacional na quinta-feira (4), depois de duas vitoriosas votações na Câmara dos Deputados e duas no Senado Federal. A campanha nacional pela inclusão da alimentação na Constituição foi liderada pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea) e teve a participação de entidades civis, movimentos sociais, órgãos públicos e privados, organizações não governamentais, artistas e cidadãos e cidadãs de todo o país.

FONTE: a FRENTE informa - 119 - 2010 ( agt 03 )

A Secretaria Geral da Terceira Idade

A Secretaria Geral da Terceira Idade foi criada na Reunião Extraordinária da Comissão Executiva do Supremo Concílio, em julho de 1999, com a finalidade de atender os irmãos na terceira idade, que compreende a faixa etária de 60 anos ou mais. Foi notada a necessidade de organizar esse trabalho nacionalmente a partir de experiências bem sucedidas de trabalhos pioneiros, realizados em igrejas presbiterianas locais.
Como a faixa etária que mais cresce no Brasil e no mundo, segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) - censo de 2000 - os idosos no país são cerca de 15 milhões de pessoas, mais de 9% da população total. Diante desses dados, a secretaria se preocupa com a dignidade e a qualidade de vida dos idosos da IPB, preparando atividades, encontros e ações que incentivem a criação de novos grupos de idosos em IPBs locais.


Para alcançar tal alvo, a Secretaria conta com um importante aliado, o Estatuto do Idoso, sancionado no dia 1º de outubro de 2003, que deve ser um importante passo na luta para a dignidade dessa faixa etária. A secretaria tem trabalhado para conscientizar pastores e líderes, e até mesmo os idosos, a fim de promover uma convivência harmoniosa dentro da IPB.

A Secretaria Geral da Terceira Idade tem como objetivo:
- Criar um grupo de idosos em cada comunidade local da IPB, incentivando-lhes e dando oportunidade de crescimento espiritual, social e intelectual;

- Gerar espaços para o desenvolvimento de atividades manuais e artesanais com programas que promovam orientação segura nas áreas de saúde, esporte e lazer;

- Divulgar o Estatuto do Idoso para conscientização dos direitos e deveres de cidadania do idoso;

- Despertar no idoso o reconhecimento de seus dons e talentos para serem usados no Reino de Deus;

- Incentivar o idoso a observar com que honra, dignidade e carinho ele é tratado na Palavra de Deus;

- Motivar a criação de complexos de estrutura de cultura e lazer no âmbito da Igreja Presbiteriana do Brasil, para contribuir de maneira prática e efetiva para a qualidade de vida do idoso, tanto física, emocional e espiritual.

A Jornada da Esperança

Música, Letra e imagens produzidas pelo Núcleo de Produção da Repapi para o Portal Idosonews.com. 23 de março de 2024. https://youtu.be/kdKY...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS