terça-feira, 2 de agosto de 2011

SGTTI EM POÇOS DE CALDAS - MINAS GERAIS


No período de 29 a 31 de julho, o Rev. Pinho Borges, Secretário Geral da Terceira Idade da IPB, esteve realizando Workshop sobre a Rede Presbiteriana de Apoio à Pessoa Idosa (REPAPI) na Igreja Presbiteriana de Poços de Caldas em Minas Gerais.
Poço de Caldas é um munícipio que tem uma populaçãoresidente de 152.496 habitantes, segundo o IBGE/2010, e é o mais populoso do sul de Minas Gerais e por conta do turismo tem uma população flutuante de cerca 225.580 habitantes.
O município fica situado em uma região vulcânica já extinta, no sopé da Serra de São Domingos, sendo bastante procurado por conta das fontes e nascentes encontradas no fundo de um vulcão desde 85 milhões de anos atras, que são consideradas raras e com poderes de medicinais. Tem uma população idosa superior a 13% e de acordo com o IDH (Indice de Desenvolvimento Humano) a cidade é que tem o melhor do Estado que é de 0,841.
A Igreja Presbiterina de Poço de Caldas fica na Rua Tabatinga 60, no bairro Jardim dos Estados e é pastoreada pelo Rev. Silvio Ferreira, que é o atual Secretário Sinodal do Sinodo Mojiano.
O Workshop foi uma iniciativa do Sinodo Majiano e controu com a participação dos Presbitérios São João da Boa Vista e Vale do Rio Pardo, representados pelas Igrejas Presbiterianas de Poços de Caldas, Guaxupé, Casa Branca, 1ª de São da Boa Vista, Cabo Verde, Central de Itapira, Parque das Nações, além da Comunidade Evangélica Rhema e representante da Paróquia de São José (Ig. Católica).
Os trabalhos tiveram inicio no sábado (30) no horário da manhã com um Café da Manhã e se encerrou as 17hora com a entrega dos Certificados de Participação, seguido de um Coffee Break; o almoço também foi servido no local. O evento contou com a participação de trinta pessoas sendo nove idosas e vinte e uma pre-idosas interesadas na organização de trabalho com pessoas idosas. Os participantes receberam exemplares do Estatuto do Idoso, Cartilhas Envelhecimento Consciente, Cd–Legislação e Certificado de Participação.
No domingo (31) o horário da Escola Dominical foi utilizado para a ministração da Oficina: Abaixo o preconceito para toda a igreja em classe e noite o Rev. Pinho Borges ministrou a palavra no Culto Vespertino.
Quanto às opiniões colhidas através do formulário de avaliação há solicitação que o tempo das oficinas seja maior, que se publique uma revista para a terceira idade, e que se realizem mais encontros.
Agradecemos em primeiro lugar a Deus pelo evento, ao Rev. Silvio e sua esposa Ana Nilza pelo convite e a hospedagem, e aos participantes do evento que se mostraram bastantes interessados pela temática.

Mais fotos
https://picasaweb.google.com/109744098593714944104/POCOSDECALDAS#

E-mail. Guia prático para idosos

Guia Prático: Como Facilitar o Uso do E-mail para Pessoas Idosas Com o avanço da tecnologia, o uso do e-mail tornou-se uma ferramenta indisp...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS