segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Socióloga cobra readequação dos espaços urbanos em favor dos mais idosos

FLORIANÓPOLIS (SC) - A socióloga Maria Cecília Minay, pesquisadora titular da Fundação Oswaldo Cruz, ocupou a programação da tarde desta segunda-feira (23/09) e concluiu o seminário Conhecer para garantir Idoso Direitos e Violações, promoção da Corregedoria-Geral da Justiça (CGJ) realizada no Auditório do Pleno do Tribunal de Justiça. Minay abordou dois temas, em palestras distintas e sucessivas: Envelhecimento e Dignidade e Violência contra a pessoa idosa: princípios, definições, tipologia, prevenção, como detectar e violência institucional.
A socióloga adota uma postura dinâmica em suas exposições e incentiva a participação do público no debate, a partir da formulação de questionamentos e troca de ideias. De início, ela trouxe dados sobre o envelhecimento vertiginoso registrado entre a população brasileira, tanto em quantidade quanto em velocidade. É crescente o numero de pessoas enquadradas na terceira idade, atestou.
Minay também fez um alerta para o alto número de acidentes fatais que ocorrem com os idosos pelas ruas das cidades e dentro das próprias casas. Por conta disso, ressaltou a importância de reorganização desses espaços , com preocupações voltadas para as pessoas mais velhas. O evento, encerrado ao final da tarde, integra um projeto maior em implantação pelo Judiciário, a partir de parceria com o Ministério Público, e cujo objetivo é reprimir a violência contra o idoso.
Publicado por Tribunal de Justiça de Santa Catarina (extraído)

Nenhum comentário:

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração

SNPI nas comemorações dos 26 Anos do Jardim de Oração : ACONTECEU – O Rev. Pinho Borges participou das Comemorações dos 26 Anos do Jardim de...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS