segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

BONS VENTOS


IMPOSTO DE RENDA – Fique atento.  A partir de 1º de março, a Receita Federal,  começa a receber a Declaração Anual do Imposto de Renda. Quem recebeu rendimentos acima de R$23.499,15 está obrigado a fazer a Declaração de Rendimentos.  As instruções para o preenchimento do formulário estão contidas na Instrução Normativa nº 1.246 divulgada no dia 06 de fevereiro. Quem tiver devolução a receber é bom enviar a declaração logo cedo a fim de ser contemplado nos primeiros lotes de restituições.
ISENÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA -  A Comissão de Assuntos Sociais (CAS), do Senado Federal, aprovou quinta-feira passada (9), a proposta de isenção do Imposto de Renda para quem tem 65 anos ou mais. A aprovação foi na forma de substitutivo. A matéria vai para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), onde será apreciada em decisão terminativa. Se for aprovada a proposta vai beneficiar os maiores de 65 anos.
MINHA CASA, MINHA VIDA -  O Projeto de Lei nº 650/2011, obriga o programa Minha Casa, Minha Vida a atender a demanda das pessoas idosas e portadoras de necessidades especiais. O projeto encontra-se na Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) do Senado Federal, para análise. Depois vai para à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) para decisão terminativa.
ENVELHECIMENTO CIDADÃO  -  “O envelhecimento é um direito personalíssimo e a sua proteção um direito social, nos termos desta lei e da legislação vigente”. (Estatuto do Idoso, art. 8º).
EDUCAÇÃO E ENVELHECIMENTO  -  O Ministro da Educação, Aloízio Mercadante, na próxima quarta-feira (15), deverá ir ao Senado Federal – Comissão de Educação, Cultura e Esporte, apresentar as prioridades de sua gestão.
Espera-se que dentre as prioridades esteja a inserção do ensino sobre o envelhecimento nas grades curriculares do Ensino Fundamental, Médio e Universitários.
EXERCÍCIOS FÍSICOS -  Pesquisa realizada pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), constou   que os exercícios físicos ajudam na boa qualidade de vida no envelhecimento e, em alguns casos, tem reduzido o uso de medicamentos. Consulte de médico e pratique exercícios físicos com segurança.

COMPUTADORES PARA IDOSOS PODE TER ISENÇÃO.

Esta em análise na Câmara, o Projeto de Lei 3021/11 que prolonga a isenção de PIS/Pasep/Cofins sobre a venda de computadores para idosos.  A isenção para a venda de produtos de informática, hoje, vai até dezembro de 2014.
De acordo com o autor do texto do Projeto o objetivo é possibilitar a uma maior inclusão de idosos no acesso aos meios de informáticas.
O Estatuto do Idoso (Lei 10.741/03 ) determina que é dever do Poder Público oportunizar educação aos idosos, com a utilização de computadores e demais tecnologias. O Estatuto do Idoso determina que os cursos para idosos de conter conteúdo voltado para as novas tecnologias.
O projeto, que tem caráter conclusivo, será analisado pelas comissões de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática; Seguridade Social e Família; Finanças e Tributação; e Constituição e Justiça e de Cidadania.

Fonte: Agência Câmara/Extraído de Câmara dos Deputados

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras

CE-SC/IPB-2024: Aprova Contas da SNPI e outras : SUBCOMISSÃO II – Finanças II – CE-SC/IPB-2024 – DOC.LXIII – Quanto aos documentos 198, 199,...

AS POSTAGENS MAIS VISITADAS